Caderneta de Poupança vale a pena?  

Há mais de 150 anos, a caderneta de poupança é um dos investimentos mais populares do Brasil. Assim, se você já tem seu patrimônio – ou parte dele – na caderneta de poupança, é importante que observe essas informações.

Primeiramente, a poupança possui algumas vantagens, que podem também estar inseridas em outros investimentos que, por sua vez, apresentam uma rentabilidade muito maior.

Como funciona a Caderneta de Poupança

Cerca de 160 milhões de investidores apostam na caderneta de poupança, por ser isenta de taxas administrativas e de Imposto de Renda. Ela pode estar vinculada a qualquer conta bancária, em bancos públicos e privados. Você pode iniciar com qualquer valor e um aplicando conforme quiser.

Contudo, a poupança cobra um preço alto de seus investidores: o baixo rendimento sobre o valor aplicado. De fato, hoje deixar dinheiro na poupança é perder poder de compra.

Como os juros da poupança são mensais, se você sacar o dinheiro da conta antes da data de aniversário, você perde todo o rendimento do mês.

Calculando os Rendimentos

Trinta dias após o depósito do dinheiro é acrescido os juros. No entanto, o rendimento da Caderneta de Poupança pode variar de acordo com a taxa básica de juros.

  • Se a taxa Selic for superior a 8,5%, o rendimento da poupança será de 0,5% ao mês mais a TR.
  • Porém, se a taxa Selic for igual ou menor do 8,5% ao ano, então o rendimento da poupança será 70% da Selic mais TR.

Ou seja, hoje, o rendimento médio é de 0,29% por mês, já que estamos com uma Selic em 5% ao ano. É muito pouco!

Leia Mais: Quais são as alternativas da poupança

A poupança pode ainda ser o produto onde o brasileiro mais deixa seu dinheiro guardado, mas está longe de ser a opção mais rentável. Investir em fundos de renda fixa e de ações, com bastante diversificação ainda é a melhor opção para quem quer investir bem. Quem busca sucesso em seus investimentos, deveria considerar essas opções. 

Comece a investir bem, invista com a Warren. Abra a sua conta, de graça!